domingo, 20 de março de 2016

Anjo Mecânico - Cassandra Clare


Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.

*****

O livro é legal, tem uma história bem interessante mas a leitura é meio arrastada e demorou para eu me ver envolvida com os personagens.

Ela consegue mostrar no livro o sexismo e as diferenças de ser uma mulher no século XIX (O mais chocante é ver que em alguns aspectos perpetuam até hoje). O sexismo em alguns trechos me irritou, por mais que eu entenda que a história se passava num século bem machista. Mas ainda assim existe uma personagem feminina bem forte e que luta contra esse estereótipo e eu a amo. Então nesse quesito eu me sinto muito mais a vontade lendo Os Instrumentos Mortais porque nele eu não tenho que ficar lendo falas de que o lugar da mulher é em casa servindo ao marido.

Essa história me lembrou em muitos aspectos a história em Os Instrumentos Mortais. Eu entendo que se trata do mesmo universo e tal porém o que me incomodou é que os personagens eram muito parecidos. O que mudou é que a história nesse livro parece mais madura então na hora de recomendar entre esse livro e o Cidade dos Ossos eu recomendaria esse (mas continuo amando muito o Cidade dos Ossos). No geral eu gostei muito do livro, eu sou muito apaixonada por esse universo dos caçadores de sombras então por mim podem ter várias histórias sobre ele. Sem falar que achei bem interessante ver os ancestrais da famílias que já havíamos conhecido.

Sobre os personagens, amei ver o Magnus Bane na história, ele é um dos meus personagens favoritos então amo quando ele aparece. O personagem do Will traz humor para a história com seu tom irônico (igual ao Jace) junto com Magnus, já considero uma marca da autora ter sempre um personagem irônico trazendo um humor diferente para o livro. A Tessa eu gostei dela com algumas ressalvas, ela é uma personagem bem interessante mas tem a mentalidade de que tem como dever cuidar do marido e tal, ainda bem que isso não é uma característica marcante dela, ao contrário da Jessamine que já foi mais difícil de engolir. Charlotte e Henry são dois personagem muito fofos e agradáveis, gostei bastante deles.

Enfim, recomendaria o livro para quem ainda não leu nada da Cassandra Clare e para quem já leu e ama o universo dos caçadores de sombras que nem eu. Quem já leu a série Os Instrumentos Mortais e gostou porém achou que já estava satisfeito com a história pode ficar saturado com mais desse universo.
Avaliação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário